Vender, a habilidade mais valiosa do mundo? Será que é isso mesmo? Iniciei a leitura do livro “O Poder da Persuasão” com essa frase.
Eu particularmente acho que a habilidade mais valiosa do mundo é saber escolher rapidamente o sabor do sorvete que você quer quando tem uma fila enorme atrás de você na sorveteria. Mas, voltando ao assunto, sou profissional de marketing e me sinto uma verdadeira pescadora em alto mar, navegando pela web em busca dos clientes certos para fisgar.
A verdade é que a web é mesmo um mar repleto de peixes para pescar. Já vai longe o tempo de um marketing que vendia batom de chocolate. Hoje o marketing é saber criar uma conexão com o público e criar produtos e serviços que eles queiram.
E vamos combinar, vender não é lá muito fácil. Às vezes, parece até que estamos tentando vender gelo para esquimós.
E é por isso que eu amo ser profissional de marketing. Porque, além de poder criar conteúdo que impacta e conecta com as pessoas, eu posso contar histórias.
Então, sim, vender pode ser a habilidade mais valiosa do mundo, mas eu prefiro encarar como uma aventura valiosa.
Mas é preciso sair do óbvio e encontrar formas inovadoras que não se encontram em livros muitas vezes. Muitas coisas aprendemos com o próprio público. Afinal, não é ele mesmo quem dita?
Não é suficiente pescar, é preciso preparar o prato!
Veganos que me desculpem, mas o que quero dizer é que há várias formas de se preparar um bom prato!
Criação de conteúdo autêntico e original, desenvolvendo campanhas publicitárias criativas ou até mesmo usando o humor de forma inteligente pode gerar conexão com seu público. Mas é preciso conhecê-lo bem, entender suas necessidades e desejos e desenvolver um produto ou serviço que atenda a essas demandas.
Mas acredito que, quando combinamos esses elementos com um bom planejamento estratégico e uma execução eficiente, podemos criar campanhas de marketing poderosas e eficazes.
A cada campanha, a cada novo projeto, somos desafiados a pensar fora da caixa para criar conexões genuínas com o público. E isso é o que faz toda a diferença!