Copywriters & copywriters

Olá! Vamos falar sobre copywriting? Eu amo esse assunto! Tem tantos tipos diferentes de copywriting que você pode usar para diferentes produtos e serviços. Quer que seu produto de baixo valor venda bem? Use um copywriting direto. Quer que as pessoas se emocionem e comprem um perfume ou um carro de luxo? Use um copywriting emocional.

E se você é como eu, que gosta de escrever, é importante conhecer diferentes editores de texto para garantir que sua escrita esteja gramaticalmente correta e tenha um estilo incrível. Cada editor tem suas próprias funcionalidades e recursos, então é sempre bom conhecer-los.

E se você vende, você deve conhecer o copywriting de conversão, também conhecido como Conversion Copywriting. É um tipo de copywriting baseado em dados e estudos sobre como as pessoas tomam decisões.

É como a mágica da escrita que faz com que as pessoas comprem seus produtos ou serviços.  Interessante e não deve ser visto como persuasão no sentido negativo. Acredito que é mostrar,  destacar, aquilo que as pessoas desejam, procuram. E isso é muito positivo. Heis os diferentes tipos de copywriting:

Copywriting de Conversão

Produção de conteúdo direcionado para conversão e utiliza um processo baseado em dados e estudos sobre o comportamento humano na tomada de decisões. É conhecido também como Conversion Copywriter.

Copywriting de Resposta Direta

Cria textos de venda para incentivar o público a tomar uma ação imediata. É conhecido também como Direct-response Copywriter.

E-mail Copywriting

Planejamento e redação de sequências de e-mail marketing com o objetivo de persuadir o leitor a tomar uma decisão.

E-commerce Copywriting

Escrita de conteúdo para as páginas de produtos e serviços, com o objetivo de estimular o visitante a realizar uma compra.

SaaS Copywriting

Produção de textos persuasivos para gerar mais conversões para empresas de Software como Serviço (SaaS).

Website Copywriting

Desenvolvimento de conteúdo textual para sites institucionais, incluindo a página inicial, serviços/produtos, sobre nós e casos de sucesso.

Social Media Copywriting

Criação de  conteúdo textual usado em legendas e outras publicações nas redes sociais, como Instagram e Twitter.

Ad Copywriting

Redação de textos usados em campanhas de publicidade online, como Google Ads e Social Ads.

Brand Copywriting

Desenvolvimeto da  parte textual para fortalecer a marca, como tom e voz.

SEO Copywriting

União de técnicas de SEO e persuasão para melhorar o posicionamento dos textos em motores de busca.

Tipos de Redatores

Copywriter

Produz textos persuasivos com o objetivo de gerar conversões. Tem um processo baseado em dados e estudos sobre a tomada de decisão humana.

Redator de Conteúdo Web

Escreve artigos para blogs e sites em estratégias de Search Engine Optimization, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Redator para Redes Sociais

Cria legendas para Instagram, Facebook, LinkedIn e outras redes sociais.

Redator de E-mail Marketing

Responsável por criar textos para fluxos de e-mail informativos, promocionais, sazonais, de onboarding, entre outros.

Redator Roteirista

Desenvolve roteiros, textos e falas para vídeos que serão divulgados na internet, como Youtube e Tik Tok.

Redator de E-book

Escreve a parte textual de livros digitais.

Redator para E-commerce

Cria conteúdo para a área institucional do site e, especialmente, para os produtos/serviços vendidos pela loja virtual.

Redator de Anúncios

Faz textos para campanhas digitais pagas em Google Ads, Social Ads ou publicidade nativa.

Redator Publicitário Offline

Desenvolve a parte textual para peças publicitárias que serão divulgadas em revistas, canais de televisão, outdoor e outros meios de comunicação em massa.

Sou apaixonada por escrever e criar conteúdo que gere impacto e conexão com o público, mas estou aprendendo. Entendendo o que faz nos apaixonar, nos emocionar na hora que experienciamos uma compra. Ser “uma profissional de marketing” ou seja, vender produtos e serviços que possuo ou de meus clientes tem um segredo: Não vendê-lo.

Através das palavras podemos criar conexões e experiências com os desejos e sonhos de nossos clientes. O que mais tem de melhor nas relações comerciais?

Ana Sieben

Webdesign Programadora | Estrategista de Marketing | Gestora e Docente EAD | Produtora Multimídia e Copywriter