Olá! Vamos falar sobre copywriting? Eu amo esse assunto! Tem tantos tipos diferentes de copywriting que você pode usar para diferentes produtos e serviços. Quer que seu produto de baixo valor venda bem? Use um copywriting direto. Quer que as pessoas se emocionem e comprem um perfume ou um carro de luxo? Use um copywriting emocional.
E se você é como eu, que gosta de escrever, é importante conhecer diferentes editores de texto para garantir que sua escrita esteja gramaticalmente correta e tenha um estilo incrível. Cada editor tem suas próprias funcionalidades e recursos, então é sempre bom conhecer-los.
E se você vende, você deve conhecer o copywriting de conversão, também conhecido como Conversion Copywriting. É um tipo de copywriting baseado em dados e estudos sobre como as pessoas tomam decisões.
É como a mágica da escrita que faz com que as pessoas comprem seus produtos ou serviços. Interessante e não deve ser visto como persuasão no sentido negativo. Acredito que é mostrar, destacar, aquilo que as pessoas desejam, procuram. E isso é muito positivo. Heis os diferentes tipos de copywriting:
Copywriting de Conversão
Produção de conteúdo direcionado para conversão e utiliza um processo baseado em dados e estudos sobre o comportamento humano na tomada de decisões. É conhecido também como Conversion Copywriter.
Copywriting de Resposta Direta
Cria textos de venda para incentivar o público a tomar uma ação imediata. É conhecido também como Direct-response Copywriter.
E-mail Copywriting
Planejamento e redação de sequências de e-mail marketing com o objetivo de persuadir o leitor a tomar uma decisão.
E-commerce Copywriting
Escrita de conteúdo para as páginas de produtos e serviços, com o objetivo de estimular o visitante a realizar uma compra.
SaaS Copywriting
Produção de textos persuasivos para gerar mais conversões para empresas de Software como Serviço (SaaS).
Website Copywriting
Desenvolvimento de conteúdo textual para sites institucionais, incluindo a página inicial, serviços/produtos, sobre nós e casos de sucesso.
Social Media Copywriting
Criação de conteúdo textual usado em legendas e outras publicações nas redes sociais, como Instagram e Twitter.
Ad Copywriting
Redação de textos usados em campanhas de publicidade online, como Google Ads e Social Ads.
Brand Copywriting
Desenvolvimeto da parte textual para fortalecer a marca, como tom e voz.
SEO Copywriting
União de técnicas de SEO e persuasão para melhorar o posicionamento dos textos em motores de busca.
Tipos de Redatores
Copywriter
Produz textos persuasivos com o objetivo de gerar conversões. Tem um processo baseado em dados e estudos sobre a tomada de decisão humana.
Redator de Conteúdo Web
Escreve artigos para blogs e sites em estratégias de Search Engine Optimization, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
Redator para Redes Sociais
Cria legendas para Instagram, Facebook, LinkedIn e outras redes sociais.
Redator de E-mail Marketing
Responsável por criar textos para fluxos de e-mail informativos, promocionais, sazonais, de onboarding, entre outros.
Redator Roteirista
Desenvolve roteiros, textos e falas para vídeos que serão divulgados na internet, como Youtube e Tik Tok.
Redator de E-book
Escreve a parte textual de livros digitais.
Redator para E-commerce
Cria conteúdo para a área institucional do site e, especialmente, para os produtos/serviços vendidos pela loja virtual.
Redator de Anúncios
Faz textos para campanhas digitais pagas em Google Ads, Social Ads ou publicidade nativa.
Redator Publicitário Offline
Desenvolve a parte textual para peças publicitárias que serão divulgadas em revistas, canais de televisão, outdoor e outros meios de comunicação em massa.
Sou apaixonada por escrever e criar conteúdo que gere impacto e conexão com o público, mas estou aprendendo. Entendendo o que faz nos apaixonar, nos emocionar na hora que experienciamos uma compra. Ser “uma profissional de marketing” ou seja, vender produtos e serviços que possuo ou de meus clientes tem um segredo: Não vendê-lo.
Através das palavras podemos criar conexões e experiências com os desejos e sonhos de nossos clientes. O que mais tem de melhor nas relações comerciais?