O objetivo de um Plano de Social Branding é garantir a imagem e a reputação de uma marca, adaptando suas estratégias e comunicação para seu público-alvo. Isso envolve manter a integridade da marca em todas as atividades de marketing e comunicação da empresa, incluindo a gestão do portfólio de produtos e o monitoramento de indicadores de desempenho.
As principais responsabilidades do gerente de branding incluem o desenvolvimento da estratégia da marca, a definição de seu propósito, visão e valores, o planejamento de objetivos a longo prazo, a execução da comunicação e atividades publicitárias em todos os canais, o suporte ao desenvolvimento e lançamento de novos produtos, a criação e gestão de materiais corporativos e promocionais e a análise constante das demandas do consumidor e das atividades dos concorrentes.
Analisar seu negócio, sua presença online como um todo pode ser o primeiro passo para entender onde você precisa melhorar para obter melhores resultados. A partir da premissa que o negócio é um ecosistema e que cada parte depende do todo, é possível ter sucesso mesmo se sua marca está ainda no plano mental ou se você tem uma marca consolidada. As melhorias são constantes, porque o mercado se renova a cada momento. Isto é bom! Há um refinamento e uma democratização para quem realmente tem fortes propósitos.
Para se implementar um Plano de Branding efetivo é necessário comunicação sólida, análise apurada e conhecimento das necessidades do público, construção de bons relacionamentos mesmo diante das crises, além de um bom plano de marketingn e sua gestão. A chave é criar a identidade da marca e todo o universo que a envolve, e seguir aquele plano. Os resultados são a médio e longo prazos, porém fortes e claramente visíveis na marca.